17 de mar. de 2012

PULAR CORDA

Preparador destaca os benefícios de pular corda e tira dúvidas da internet
José Rubens D’Elia disse que esse é um exercício pesado e exige treino.
Saltos aumentam a carga sobre o joelho, por isso alguns devem evitá-los.

O preparador físico José Rubens D’Elia trouxe, logo após o Bem Estar desta quarta-feira (15), mais informações sobre os benefícios de pular corda. Como essa é uma atividade pesada, que exige treino, pode ser feita de forma intercalada: 5 minutos pela manhã, 5 minutos à tarde e 10 minutos em outro horário.
Pode-se também descansar 30 segundos para cada minuto de exercício. Lavar a louça ou varrer a casa nesse meio-tempo ajuda, segundo D’Elia. Pessoas muito acima do peso não devem pular corda, já que os saltos aumentam a carga sobre o joelho em 3 a 5 vezes.
Quem já estiver fazendo um pouco de musculação ou subindo escadas e não sentir nenhuma dor está liberado. Já indivíduos que têm dores ou lesões no joelho devem procurar um médico e fazer atividades apenas sob recomendação profissional.
Mulheres grávidas podem fazer hidroginástica, pilates, ioga, alongamento e caminhadas, mas pular corda só deve ser uma alternativa se houver autorização médica.
saiba mais
Prepare-se: D'Elia dá mais dicas para acelerar o metabolismo e emagrecer
Para aqueles que querem praticar esse exercício na areia, a primeira orientação é procurar um terreno plano (evitar praias de tombo) e próximo do mar. Pessoas mais preparadas podem optar pela areia fofa, que é boa para fortalecer as pernas.
Para saber a altura certa da corda, pise nela e estique-a: deve ficar na altura do peito. O preparador recomenda primeiro um treino: girar a corda de lado e pular assim que ela bater no chão. O segundo passo é girá-la e prendê-la com o pé. Na sequência, é realizado o movimento completo, intercalando as pernas e até invertendo o sentido, para aumentar o grau de dificuldade.

Fonte: Bem Estar (Globo)
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/06/preparador-destaca-os-beneficios-de-pular-corda-e-tira-duvidas-da-internet.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário